Após temporal em Faxinal prefeito decreta estado de calamidade pública
No início da noite de 26 de outubro de 2023, um forte temporal assolou a cidade de Faxinal. Imagens e vídeos impressionantes circularam nas redes sociais e também foram divulgados pela nossa equipe de reportagem. Na manhã do dia 27 de outubro de 2023.
De acordo com o prefeito, o granizo, com pedras de gelo de grande porte, atingiu intensamente a região central e se estendeu até o Bairro JK. Após a entrevista, moradores da Vila Nova, fizeram contato com a reportagem, informando que lá também várias casas foram atingidas.
O evento causou danos a telhados e veículos, além de outros transtornos e estragos. Nas áreas rurais, estufas de cultivo de tomates e outras plantações também foram afetadas. Por volta das 8 horas da manhã, o prefeito, juntamente com vereadores, membros da equipe de gestão e a Defesa Civil, realizaram uma reunião de emergência. A primeira medida tomada foi a declaração do estado de calamidade. Além disso, foi feito um pedido de auxílio ao Governo do Estado para socorrer as famílias afetadas.
Veja também: Alerta Vermelho: Paraná entra em alerta para ventos de Até 100km e alagamentos
“Graças a Deus, não houve registro de feridos, mas o temporal causou muitos estragos em sua passagem. Quero tranquilizar a população e assegurar que todos serão assistidos. Neste momento inicial, estamos providenciando a distribuição de lonas como medida emergencial e, em seguida, distribuiremos telhas”, afirmou o prefeito.
Foi informado que um levantamento preciso dos prejuízos seria realizado.
DECRETO – O servidor e advogado, Francisco Alfredo Ferreira, o “Ral”, enviou para o Blog do do Berimbau uma cópia do Decreto de Estado de Emergência e Calamidade pública.
Trecho do documento diz:
“O Senhor prefeito, no uso de suas atribuições legais e conferidas pela Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos e considerando que cidade foi atingida na noite do dia 26/10/2023 (quinta-feira), por uma tempestade com fortes ventos e severa chuva de granizo; que os prejuízos decorrentes do temporal atingi giram mais de 10% dos imóveis urbanos; que os prejuízos atingiram á área rural e a produção de muitos agricultores, decretada Situação de Emergência / Estado de Calamidade Pública em virtude do desastre meteorológico ocorrido”.
OUTROS MUNICÍPIOS – Nossa reportagem recebeu relatos que na zona rural de municípios vizinhos, entre eles: Cruzmaltina, Grandes Rios e Marilândia, também choveu forte com granizo. Entre João Vieira, Distrito de Cruzmaltina e Grandes, quem passava pela rodovia, enfrentava transtornos por conta de galhos arrancados das árvores e que caíram na pista.
Fonte da matéria: Blog do Berimbau