Região

Após temporal em Faxinal prefeito decreta estado de calamidade pública

No início da noite de 26 de outubro de 2023, um forte temporal assolou a cidade de Faxinal. Imagens e vídeos impressionantes circularam nas redes sociais e também foram divulgados pela nossa equipe de reportagem. Na manhã do dia 27 de outubro de 2023.

De acordo com o prefeito, o granizo, com pedras de gelo de grande porte, atingiu intensamente a região central e se estendeu até o Bairro JK. Após a entrevista, moradores da Vila Nova, fizeram contato com a reportagem, informando que lá também várias casas foram atingidas.

O evento causou danos a telhados e veículos, além de outros transtornos e estragos. Nas áreas rurais, estufas de cultivo de tomates e outras plantações também foram afetadas. Por volta das 8 horas da manhã, o prefeito, juntamente com vereadores, membros da equipe de gestão e a Defesa Civil, realizaram uma reunião de emergência. A primeira medida tomada foi a declaração do estado de calamidade. Além disso, foi feito um pedido de auxílio ao Governo do Estado para socorrer as famílias afetadas.

Veja também: Alerta Vermelho: Paraná entra em alerta para ventos de Até 100km e alagamentos

“Graças a Deus, não houve registro de feridos, mas o temporal causou muitos estragos em sua passagem. Quero tranquilizar a população e assegurar que todos serão assistidos. Neste momento inicial, estamos providenciando a distribuição de lonas como medida emergencial e, em seguida, distribuiremos telhas”, afirmou o prefeito.

Foi informado que um levantamento preciso dos prejuízos seria realizado.

9351c7b7 8f6e 4f3a 8983 5cc18e1c1fd6

8e628235 731e 4374 a832 1bf5055bdbcb

DECRETO – O servidor e advogado, Francisco Alfredo Ferreira, o “Ral”, enviou para o Blog do do Berimbau uma cópia do Decreto de Estado de Emergência e Calamidade pública.

Trecho do documento diz:

“O Senhor prefeito, no uso de suas atribuições legais e conferidas pela Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos e considerando que cidade foi atingida na noite do dia 26/10/2023 (quinta-feira), por uma tempestade com fortes ventos e severa chuva de granizo; que os prejuízos decorrentes do temporal atingi giram mais de 10% dos imóveis urbanos; que os prejuízos atingiram á área rural e a produção de muitos agricultores, decretada Situação de Emergência / Estado de Calamidade Pública em virtude do desastre meteorológico ocorrido”.

OUTROS MUNICÍPIOS – Nossa reportagem recebeu relatos que na zona rural de municípios vizinhos, entre eles: Cruzmaltina, Grandes Rios e Marilândia, também choveu forte com granizo. Entre João Vieira, Distrito de Cruzmaltina e Grandes, quem passava pela rodovia, enfrentava transtornos por conta de galhos arrancados das árvores e que caíram na pista.

 

Fonte da matéria: Blog do Berimbau

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo