economiaÚltimas Notícias

 Paranaenses são os que mais procuram crédito para comprar carro e pagar despesas inesperadas, mostra Serasa

– Pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças

pessoais nos 27 Estados do país

– Paraná é o Estado como o maior índice de endividamento por compras por impulso (12%)

– 59% dos consumidores do Paraná estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53%.

– De acordo com o levantamento, brasileiros procuram crédito principalmente para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e pagar despesa inesperada (19%)

– 7 em cada 10 pessoas parcelam compras no Brasil, sendo que os parcelamentos com cartões de crédito de terceiros são os mais comuns (38%)

 

No Paraná, 47,5% dos consumidores afirmam ter procurado crédito no último ano. O levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que o Estado é o que mais procurou limite extra para comprar carro (11%) e pagar despesa inesperada (23%).

 

Os métodos mais buscados e contratados no Estado são cartão de crédito (49%) e empréstimo pessoal (47%).

 

O estudo também indica que o parcelamento está em alta no Brasil. 7 em cada 10 pessoas parcelam compras no país. Os fatores mais levados em consideração antes de parcelar uma compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).

 

A utilização de cartão de crédito de terceiros é o método mais popular de parcelamento entre os consumidores do Paraná (35%) – apenas 11% utilizam cartão de crédito próprio nesse tipo de operação. Boleto bancário (30%) e crediários específicos de lojas (28%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.

 

A pesquisa traz ainda insights sobre organização financeira. 57% dos entrevistados do Paraná afirmam realizar controle mensal das finanças. Os principais objetivos são evitar o endividamento (46,5%) e economizar para um objetivo futuro (45%).

 

Apesar do investimento de tempo em controle financeiro, o Estado tem o maior índice de endividamento por compras por impulso (12%) – a média nacional é de 7,5%.

 

Outro dado importante é que 59% dos consumidores do Paraná estão mais otimistas em relação às finanças pessoais, em comparação com os últimos anos.

 

Acesse os dados completos da pesquisa no link: Link 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo