Esportes

Por que as Olimpíadas começam antes da cerimônia de abertura? Entenda!

Já tem modalidades iniciando suas disputas em Paris nesta quarta-feira (24/7), dois dias antes da abertura oficial

A primeira atração das Olimpíadas de Paris não é a cerimônia de abertura, mas sim os duelos do futebol e rúgbi de 7 na modalidade masculina, que acontecem ao longo desta quarta-feira (24/7), dois dias antes do início oficial. Mas, por que isso acontece? O portal LeoDias te explica!

Desde Sidney-2000, o futebol passou a ter os primeiros jogos disputados durante os dias que antecedem a cerimônia de abertura. Em Tóquio-2021, essa tradição foi quebrada com o softbol também acontecendo antes do início oficial dos Jogos Olímpicos – a modalidade não estará nesta edição.

Veja as fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

Em Paris, além do futebol e do rúgbi, handebol e o tiro com arco também vão iniciar antes da cerimônia de abertura. A última vez que as Olimpíadas foram iniciadas sem disputas nas vésperas foi em Atlanta-1996, nos Estados Unidos. 

Começo antes do começo. Por que?

O futebol é o esporte que traz mais complicações para o calendário apertado das Olimpíadas, que são oficialmente de duas semanas. Quem chegar à disputa das medalhas, terá de encarar seis partidas e é exigido um tempo mínimo de recuperação de menos de três dias (66 horas), por isso a modalidade terá 19 dias de competição no masculino e 18 no feminino.

Aliás, o futebol já foi protagonista da primeira polêmica esportiva em Paris. No confronto entre Argentina e Marrocos, a partida chegou a ser encerrada após empate dos sul-americanos, mas depois de uma invasão generalizada de marroquinos, bombas e análise do VAR, o gol foi anulado com  mais de uma hora de atraso, quando os torcedores já haviam se retirado do estádio. Os atletas voltaram ao campo para dar fim ao duelo que terminou com os africanos garantindo a vitória – loucura total!

4e71b70b foto argentina marrocos invasao paris 2024 galeria 2

Marroquinos invadiram o campo, indignados com a arbitragem após empate contra a Argentina (Reprodução)

O handebol também exige um tempo de recuperação mínima de três dias entre as partidas e por isso terá o calendário alongado também. As competições da modalidade começam na próxima quinta-feira (25/7).

Já o rúgbi de 7 e o tiro com arco tem uma peculiaridade para as competições em Paris: irão dividir o palco com outros esportes. 

O Stade de France, grande palco do atletismo em 2 de agosto, terá apenas dois dias para ser reajustado para as finais do rúgbi. Já o tiro com arco terá como palco a Esplanada des Invalides, onde também vai acontecer as competições do ciclismo.

Estreia brasileira

O time masculino de rúgbi e nem de futebol do Brasil se classificaram para as Olimpíadas de Paris e, por isso,  não tivemos estreias tupiniquins nesta quarta-feira (24/7), mas amanhã as mulheres vão representar as cores verde-amarela.

Ana Luiza Caetano vai ser a estreante brasileira em Paris-2024, na competição de tiro com arco. Quem quiser acompanhar a atleta, terá de acordar cedo – 4h30, horário de Brasília.

“Eu assisti a muitas das mulheres que estão aqui competindo, eu cresci torcendo por várias delas. Eu estou dividindo o quarto na vila com a Bia [Haddad], do tênis, que, nossa, é um ídolo para mim. Então, é tudo muito especial eu estar aqui fazendo parte dessa história, ser uma delas, e espero representar bem as mulheres e o Brasil, abrir com chave de ouro”, disse Ana, de 21 anos, que disputa sua primeira edição dos Jogos Olímpicos.

Ainda na quinta-feira (25/7), o Brasil terá disputas de duas equipes que são esperança de medalha: handebol feminino (9h, horário de Brasília) e futebol feminino (14h, horário de Brasília).

A delegação brasileira está representada por 274 atletas, com maioria de mulheres (56%) pela primeira vez na história da competição olímpica.  

A cerimônia de abertura em Paris acontece na próxima sexta-feira (26/7), no rio Sena, sendo a primeira vez que o evento acontece a céu aberto e não em um ginásio. Lady Gaga e Celine Dion, flagradas na capital francesa, são cotadas para se apresentarem.

Veja a matéria original em: Portal Léo Dias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo