Paraná terá mais 82 escolas cívico-militares a partir de 2024
Consulta pública realizada pelo Governo do Estado teve adesão de 65%
Após a publicação do resultado em Diário Oficial, serão divulgados os nomes e localidades das escolas que aderiram ao modelo
O Governo do Paraná divulgou nesta quinta-feira (30) que 65% dos colégios estaduais que participaram de uma consulta pública optaram pelo modelo cívico-militar. Com isso, o estado terá mais 82 escolas do tipo a partir de 2024.
A consulta foi realizada nos dias 28 e 29 de novembro em 126 escolas estaduais. Das 126 unidades, 82 optaram pela mudança, 44 pela manutenção do programa tradicional e uma, em Dois Vizinhos, ainda está sendo consultada.
A divulgação oficial dos nomes e localidades das escolas que aderiram ao modelo será feita após a publicação do resultado em Diário Oficial.
As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente, o estado conta com 194 escolas nesta modalidade, além de 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo governo em 2024. Com as novas unidades, o Paraná terá 288 escolas cívico-militares no próximo ano.
O modelo cívico-militar une elementos da gestão civil com a administração militar. As escolas contam com a presença de militares da Polícia Militar do Paraná, que atuam na disciplina, na organização e na segurança das unidades.
O governo do Paraná defende que o modelo cívico-militar contribui para a melhoria da qualidade da educação, pois promove a disciplina, a ordem e a hierarquia, além de valores como patriotismo e civismo.
Críticos do modelo afirmam que ele militariza as escolas e que pode restringir a liberdade de expressão e de pensamento dos alunos.