Ciclone: 54 cidades de SC têm chuvas, alagamentos, deslizamentos e granizo
Até o momento, 54 municípios de Santa Catarina registraram chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos ou granizo (que atingiram residências, estradas e centros urbanos), disse o governo do estado.
A situação foi provocada por um ciclone extratropical que se formou na quarta-feira (4) e se afasta do Sul nesta quinta (5).
Do total de ocorrências registradas na Defesa Civil, 54,2% foram causadas por chuvas intensas, 10,2% por deslizamentos de terra e 10% por alagamentos. Houve registro de granizo também durante esse período de chuvas intensas, fato que gerou 7% dos estragos registrados.
O município de Rio do Oeste registrou a morte de uma pessoa que caiu em uma plantação alagada e foi arrastada pela correnteza.
Na cidade de Timbó, houve uma criança de um ano ficou ferida após sua residência ser atingida por um deslizamento. Ela foi conduzida ao hospital e encontra-se estável.
Até o momento, segundo a Defesa Civil e o governo, sete municípios emitiram decretos de situação de emergência:
- São Bento do Sul;
- Ibiam;
- Jaborá;
- Corupá;
- Laurentino;
- Presidente Getúlio; e
- Campo Alegre.
Todas as regiões de SC permanecem com atendimento de equipes municipais, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e outras estruturas do estado, disse a Defesa Civil.
Mais chuvas de sexta a domingo
Apesar das previsões anteriores apontarem que a chuva deveria diminuir no Sul do Brasil a partir desta quinta-feira, com o afastamento do ciclone, que se direciona ao Sudeste, o governo do estado de Santa Catarina diz que deve haver mais chuvas e ocorrências da sexta (6) ao domingo (8).
“O período será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja [mapa acima] e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias”, diz a gestão estadual.
Confira abaixo a previsão divulgada pelo estado:
Sexta-feira (6)
As instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde.
Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.
Sábado (7)
Entre noite de sexta e ao longo do sábado, é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde podem registrar acumulados entre 150 mm e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.
Domingo (8)
Acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis.
O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
VÍDEO – Chuva supera média prevista para outubro no RS e SC
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo