Em tema polêmico, José Inocêncio discute com pastor e leva invertida
José Inocêncio discute com pastor Lívio e leva invertida após ser acusado de apropriação de terras em ‘Renascer’; entenda o embate
José Inocêncio (Marcos Palmeira) terá uma grande discussão com o pastor Lívio (Breno da Matta) após o fazendeiro confrontar o padre Santo (Chico Diaz) por se envolver em uma manifestação a respeito da reforma agrária em Renascer. Lívio não gostará do posicionamento de Inocêncio e logo começará um embate.
A briga perderá o controle quando o pastor acusar Inocêncio de se apropriar das terras que ele comanda. “Pro seu governo eu nunca invadi terra nenhuma”, disparará o fazendeiro em cenas previstas para esta sexta-feira (16). “Pelo o que eu entendi, o senhor não era dono dessas terras quando fincou o seu facão”, exclamará o religioso.
Inocêncio, então, concordará, mas declara que pagou pelos crimes e depois tomou as terras de maneira legítima. “Tanto num era que me arrancaram o couro fora! Mas paguei com o meu suor por cada palmo dessa fazenda… E de todas ôtras que fui comprando”, explicará o fazendeiro.
Ainda assim, o pastor insistirá no assunto e questionará de que lado o produtor está. “Do lado que eu sempre estive: da terra!”, exclamará o mais velho. “Do grande proprietário ou do assentado?”, retruca Lívio. “De quem soubé honrá o chão em que pisa!”, argumentará Inocêncio.
Enfim, Lívio tentar amenizará o clima, questionando a verdadeira opinião do fazendeiro. “Eu não quis lhe ofender… Só queria saber o que um grande produtor como o senhor tinha a dizer sobre a nossa situação fundiária”, declara o religioso.
“A reforma agrária é uma das políticas mais controversas deste país! E, assim como num vai se resolvê passando fogo em assentamento, também num se resolve com invasão violenta de terra e, muito menos, se atirando na frente d’um trator!”, exclamará o produtor, se referindo a situação do Padre Santo.
“Só acho importante deixar claro que reforma agrária não se resume à distribuição de terra. É sobre soberania alimentar, sobre combater desigualdades, sobre dar liberdade para que as pessoas sejam donas do seu destino e possam viver do seu pedacinho de chão!”, afirma o pastor Lívio, dando um ponto final na discussão.
é muito fácil o palhaço do zé inocêncio vir dizer que ninguém tem culpa na morte da maria santa depois de ter feito tortura psicológica com o joão pedro a infância INTEIRA #Renascerpic.twitter.com/9tsDxrVKGf
— 𝘮𝘪𝘢 (@amiabitt) February 15, 2024