Prefeito de Jandaia do Sul é afastado novamente por determinação da justiça
A juíza Letícia Lilian Kirschnick Seyr, da Vara da Fazenda Pública de Jandaia do Sul, determinou novo afastamento do prefeito Lauro de Souza Silva Junior do cargo por 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias se necessário. Além disso, ele está proibido de acessar o Paço Municipal ou se aproximar dele a menos de 100 metros, sob pena de multa de R$ 50 mil por acesso não autorizado.
A decisão se baseia em fortes indícios de que Lauro Junior e outros réus agiram ilicitamente para beneficiar a empresa de Projetos, Gerenciamento e Fiscalização de Obras, causando danos ao erário público no valor de R$ 568.482,98. Ainda há evidências de transferências de veículos através da empresa da família do despachante e documentos fraudulentos. Além disso, há fortes projeções de falsidade nos relatórios de estudos de levantamento, que provavelmente não foram realizados nas datas declaradas.
O próprio Município de Jandaia do Sul identificou uma fraude documental pela defesa do prefeito, destacando a má-fé com que atuava a defesa, que tentou atribuir ao Departamento Jurídico do Município a violação documental e dos links que relacionavam documentos do processo. Depoimentos da ex-Diretora do Departamento Jurídico e do ex-Assessor Jurídico validam uma alegação em relação à fraude documental.
O pedido de afastamento esteve a cargo dos promotores de Justiça Marco Felipe Torres Castello, Vinícius Henrique Bofo e a promotora de Justiça Izabel Queiroz Rocha.
A decisão foi tomada para evitar a continuação de atos ilícitos que podem prejudicar os processos judiciais em andamento.
Fonte da matéria: Canal 38