
A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana confirmou a primeira morte por dengue no atual período epidemiológico, iniciado neste ano. A vítima é um homem de 80 anos, morador de Arapongas, que tinha hipertensão e diabetes.
Detalhes do caso
O paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 19 de fevereiro e foi internado uma semana depois no Hospital Norte do Paraná (Honpar). Infelizmente, ele não resistiu e faleceu em 1º de março.
A causa da morte por dengue foi confirmada no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (1/4). O nome da vítima não foi divulgado.
Aumento alarmante dos casos de dengue
Nas últimas duas semanas, o número de casos de dengue mais que dobrou em Arapongas, passando de 166 para 341 confirmações, um aumento de 105,4%.
A situação na região da 16ª RS também é preocupante, com os registros subindo de 601 para 1.093 casos confirmados, representando um aumento de 81%.
Além disso, dois municípios já enfrentam epidemia de dengue:
✔ Bom Sucesso
✔ Grandes Rios
A Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção e do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A população deve eliminar recipientes com água parada, utilizar repelente e procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e manchas vermelhas na pele.
- Leia também: 02 crianças morrem com suspeita de Dengue em Cambé
Veja matéria original em: Dia a Dia Arapongas